Mulheres de sucesso: veja o que elas pensam sobre a liderança

Elas concordam com fato de que boa comunicação com a equipe é essencial e que é necessário estar disposta a ajudar sempre

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Segundo relatório global realizado pelo Fórum Econômico Mundial, mais da metade das mulheres brasileiras (61%) está trabalhando, enquanto 84% dos homens estão na mesma condição. Diante dessa realidade de desvantagem das mulheres no mundo profissional, algumas se sobressaem porque, além de conseguirem um emprego, conquistaram o posto de chefia.

De acordo com Grace Chung, diretora da área de vendas da Johnson & Johnson, isso somente foi possível em sua vida porque sempre teve humildade e esteve disposta a aprender. “Uma das coisas mais importantes da liderança é fazer parte do grupo no dia-a-dia”, afirmou durante palestra na Expomanagement.

Para chegar ao posto, ela indica que as pessoas tracem um plano de carreira, para que saibam aonde, como e quando querem alcançar seus objetivos.

Trabalho em equipe

Aprenda a investir na bolsa

Já para Helena Barbosa Machado Ribeiro, presidente do Grupo Empreza Educação e Serviços, ter pessoas comprometidas na equipe e saber conversar com elas é essencial para o sucesso da liderança. “Me dê uma boa equipe que lhe darei resultados”.

Quanto ao desafio de ser mulher, ela acredita que as profissionais precisam provar muito mais que são capazes do que os companheiros do sexo masculino para conquistarem a liderança.

Vice-presidente de Marketing e Novos Negócios da empresa de tecnologia SAS, Érika Custódio Rolim concorda que a equipe é fundamental para o sucesso do líder, que deve trabalhar em time, buscar resultados e, o mais interessante, correr riscos. “Deve ouvir quantas pessoas puder, ter um estilo, mas ser maleável para mudar. Ser um pouco assertivo e persuasivo”.

Dez características

A presidente da Erlan Indústria de Alimentos, Rosalina Cardoso Vilela, é mais direta quanto ao que pensa sobre a liderança, já que montou uma lista com as dez características que julga serem as mais importantes para uma pessoa obter sucesso no cargo:

  1. ousar e procurar não demonstrar medo;
  2. sempre estar atento e com 100% de disposição durante 24 horas por dia;
  3. não brigar com o problema, mas com a solução. Quando briga-se com o problema, a pessoa perde tempo com ele;
  4. saber respeitar distâncias. “Não tão longe que não possam te ouvir nem tão perto que só causa brigas”;
  5. ser aberta a novas idéias;
  6. ser acessível;
  7. estar atualizado em tudo: conhecer tecnologia, saber o que está acontecendo na economia e política do país e do mundo;
  8. ouvir muito ;
  9. ter transparência;
  10. ser o exemplo, porque o bem é o que sempre vence.