Mulheres conquistam mais cargos de chefia. Veja dicas para liderar

Apesar de não ser maioria na liderança, mulher mostra cada vez mais sua presença. Como chefe, seja humilde e equilibrada

SÃO PAULO – Apesar de ainda ocuparem poucos cargos de liderança na comparação com o sexo masculino, as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço nos cargos de chefia de empresas prestadoras de serviço.

Segundo levantamento realizado pela empresa de recolocação Catho, no ano 2000 apenas 13,88% das mulheres eram presidentes de empresa, número que subiu para 20,17% no ano passado. Na função de diretora o aumento foi de 19,3% para 25,03% no período analisado.

De 2000 a 2006, elas também conquistaram mais espaço dentre as supervisoras. Em 2000, elas eram 24,75% dentre os profissionais com o cargo, enquanto em 2006 passaram para 42,84%.

Dicas para liderança

PUBLICIDADE

As mulheres devem ter algo em mente quando liderarem: ser chefe não é ser superior. Com o cargo ocupado, saiba que a cobrança será ainda maior com relação ao seu desempenho, já que você responderá pelo trabalho de toda uma equipe.

Estabeleça metas para os membros da equipe e faça o que estiver ao seu alcance para que elas sejam cumpridas. Para não errar como chefe, coloque-se no lugar dos seus funcionários a todo o momento.

Seja humilde, já que a liderança pode não ser para sempre. Além disso, tenha bastante equilíbrio, peça fundamental para o sucesso, já que você terá novas atribuições e precisará mostrar resultados.