AO VIVO Como interpretar os gráficos através da análise técnica, começando do zero

Como interpretar os gráficos através da análise técnica, começando do zero

Mulher e carreira: você tem qualidade de vida?

Cumpre suas tarefas, mas não cuida da saúde? Não consegue dormir e está sempre cansada? Caso resposta seja "sim", reveja sua rotina!

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As mulheres deixaram de ter a função social única de cuidar dos filhos e marido e entraram no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres que sustentam a família já são mais de 10 milhões nos centros urbanos.

Mas a decisão por trabalhar e ainda cuidar de casa implica em saber administrar o tempo, para que as atividades no emprego sejam feitas de maneira adequada e os momentos com a família sejam proveitosos. Você consegue cumprir com este desafio?

Qualidade de vida

A resposta positiva para esta pergunta mostra que você é uma mãe aplicada e uma profissional competente. No entanto, é possível que, ao cumprir com os compromissos, você esteja prejudicando sua saúde. E então, pode-se concluir que sua qualidade de vida não é das melhores.

Aprenda a investir na bolsa

Viver na correria não é um problema desde que você consiga fazer tudo o que deseja e ainda tenha hábitos saudáveis. É claro que isso não é fácil, mas nada que uma mudança na alimentação e na rotina não possam ajudar.

Coma sempre alimentos mais saudáveis e evite ir àquele restaurante fast food que oferece comida rápida, mas sem tantos nutrientes. Ao invés de usar o carro todos os dias para trabalhar ou ir ao cinema com a família, opte por uma caminhada ou por jogar futebol com eles. Assim, você aproveita os filhos e o marido e ainda se exercita.

Sono, cansaço, desânimo…

Você tem dormido direito? Acorda com olheiras enormes? Tem o sono agitado? Caso não consiga descansar quando chega o final do dia, pode ser sinal de que está sobrecarregada. Aí está um exemplo claro para provar que você deve mudar os hábitos, ou então não conseguirá encarar a correria.

Caso sinta-se cansada a todo o momento, é porque não está conseguindo administrar suas tarefas, tanto que você não consegue “desligar” para dormir. Uma dica aqui é que você procure se cuidar antes de deitar na cama. Tome banho, coma adequadamente e relaxe, conversando com a família.

O desânimo e estresse são pistas claras de que seu ritmo está inadequado, e que está prejudicando não só a saúde física, mas também mental.

O que fazer?

De acordo com a psicóloga e vice-presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida (Abav), Sâmia Simurro, a mãe atual convive com o desafio de conciliar trabalho e casa, o que deve ser feito com a busca por objetivos tangíveis e com liberdade e autonomia que permitam flexibilização do horário e local de trabalho.

PUBLICIDADE

“É importante que ela possa encontrar em casa, junto a seu marido e filhos, um modelo de co-responsabilidade familiar, onde todos contribuam proporcionalmente para o bem estar geral. Para isso, não existe uma forma única, ela deve encontrar um caminho de equilíbrio em cada situação. Ela precisa utilizar melhor os recursos de sua própria família, em benefício de todos”, disse.