RADAR INFOMONEY Como discursos de Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral da ONU impactaram as bolsas? Assista ao programa desta terça

Como discursos de Bolsonaro e Trump na Assembleia Geral da ONU impactaram as bolsas? Assista ao programa desta terça

Muito trabalho e poucas férias: é possível ser feliz assim?

Questão depende de dois fatores: você gosta do que faz? A vida pessoal está equilibrada? Resposta negativa exige reflexão

SÃO PAULO – Com a finalidade de ganhar dinheiro e viver com luxo, ou proporcionar conforto à família, as pessoas trabalham durante muitas horas do dia, tendo pouco tempo disponível para o lazer.

Para essas pessoas, as férias são como um objetivo distante, que chegará apenas com a aposentadoria. É possível ser feliz dessa maneira?

Gosta do que faz?

Essa resposta depende de diversos fatores, sendo o primeiro deles gostar do que se faz. Se você realmente tem prazer no que realiza e acorda a cada dia com ânimo para ir trabalhar, pode-se considerar uma pessoa feliz.

PUBLICIDADE

Isso porque, mesmo sem as tão sonhadas férias, você consegue ter prazer e se divertir. Mesmo sem estar sentado na beira do mar e tomando uma água de coco, consegue sentir alegria e ficar de bem com a vida. Para que isso aconteça, porém, é preciso que o ambiente de trabalho seja cativante.

Mas e a vida pessoal?

É possível ser feliz no trabalho, com poucas férias, mas sabendo que está em falta com seus familiares e amigos? De nada adianta você gostar do que faz e ter um ambiente de trabalho maravilhoso, se seus filhos exigem mais tempo e seus amigos sequer recebem uma ligação de feliz aniversário.

Nesse caso, é possível dizer que sua felicidade é parcial, já que sua vida pessoal não está nas melhores fases. É por isso que as férias podem deixá-lo mais feliz, já que passará mais tempo com sua família.

Conclusão

É possível sim ser feliz sem tantas férias, desde que você as utilize de maneira correta, para passar um tempo significativo com seus filhos, esposa e amigos. Além disso, essa felicidade só virá se você conseguir um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional.