Mudou de carreira? Veja como agir na entrevista de contratação

Na hora da entrevista, capriche no visual, prepare-se para discutir a mudança e mostre suas habilidades

SÃO PAULO – Se você está preparado para mudar o curso para atingir os seus objetivos, não há problema em qual estágio já atingiu em sua carreira. Caso esteja procurando por um emprego que pague mais, prepare-se para o desafio.

Isso porque você deverá persuadir empregadores de que tem experiência em outras áreas, mas que elas podem ajudar no novo emprego. Abaixo estão as conseqüências de mudar de carreira e quais atitudes devem ser tomadas na entrevista do novo trabalho.

Mostre como suas habilidades são um bom negócio

Na primeira vez é bem possível que os empregados não vejam grande relevância na sua contratação. Entretanto, você deve provar que suas habilidades são aplicáveis no mundo dos negócios.

PUBLICIDADE

Até pequenos detalhes fazem a diferença nesta hora. Mostre sua maturidade, capacidade de trabalhar em equipe e empenho. Afinal, uma coisa é fato: se você trocou a carreira antiga por outra nova, é porque realmente está interessado em um novo desafio.

A conversa deve focar nos talentos

Em toda entrevista de emprego, depois de apresentada a empresa, é hora do candidato falar. A recomendação é de que comece dizendo as habilidades pessoais, o que inclui seu conhecimento em diversas áreas e qual será sua maior contribuição para o trabalho da empresa.

As experiências profissionais e os créditos de sua formação educacional devem ser ditas ao final. Isso porque estas recomendações já se encontram em seu currículo e você deve gastar mais tempo falando o que não está nele.

Capriche no visual

Se vista bem para a entrevista. Mesmo que a cultura da companhia for um negócio casual. Tenha certeza de que sua roupa está com uma boa aparência, sem decotes nem amassada.

Caso contrário, os empregadores desconfiarão de que você não se preparou para a entrevista ou que não tem o perfil apropriado para o cargo que eles estão contratando.

Esteja preparado para discutir sobre a mudança

Os recrutadores poderão perguntar o motivo da troca de carreiras e se você realmente está preparado para o novo desafio. É interessante pensar nestes aspectos antes mesmo de sair de casa, porque se você não mostrar segurança, poderá perder a chance.

Responda com honestidade, mas tenha certeza de que, com o motivo, você possa demonstrar o quanto adicionará para a empresa. Se seu objetivo é ganhar mais dinheiro, diga com sinceridade que busca estabilidade financeira.

Prepare para dar um passo para trás

Para alcançar seu objetivo financeiro, é preciso ter paciência, já que você pode começar em um cargo mais baixo. A boa notícia é que, com sua experiência profissional, você está em vantagem com relação aos outros empregados e pode ser promovido mais rápido. Por isso, não se sinta mal se perceber que as pessoas que trabalham com você são muito mais jovens.

Muitas vezes, um salário mais baixo representa um menor poder aquisitivo, se sua única fonte de renda é seu trabalho, e pode causar danos emocionais. Ganhar menos significa poder comprar menos, o que prejudica o ego de algumas pessoas. Mas esteja preparado para mostrar serviço e ganhar espaço dentro da nova empresa.