AO VIVO Analisando ações: como fazer trades se você tem pouco tempo para operar

Analisando ações: como fazer trades se você tem pouco tempo para operar

Mudança na equipe? Não economize treinamento e seja paciente

É melhor perder um pouco mais de tempo do que ter que consertar um erro que podia ser evitado com explicação detalhada

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Mudanças na equipe não são tão fáceis como parecem. Você tem sua rotina diária de trabalho, tudo organizado, e nem assim consegue dar conta… Imagine então quando chega um funcionário novo e você tem que, além de cumprir suas tarefas, treiná-lo para que não existam falhas no processo.

A primeira impressão é a que fica

Parece até um chavão, mas no dia-a-dia de uma empresa a frase reflete a mais pura verdade. Os primeiros dias de trabalho são essenciais para tornar o novo funcionário seu maior aliado. É no momento do treinamento que você vai deixar claras as regras, o perfil da empresa e como você deseja que as tarefas sejam cumpridas.

Não ignore esse momento nem as questões que, para você, possam parecer óbvias. Trate as dúvidas com cuidado e responda-as prontamente. É melhor perder um pouco mais de tempo no treinamento do que ter que consertar um erro que poderia ser evitado com uma explicação mais detalhada.

Delegue responsabilidades

Aprenda a investir na bolsa

Não significa que você, logo de cara, terá que passar os trabalhos mais importantes da empresa ou os procedimentos mais detalhados nas mãos da nova pessoa (salvo, claro, se ela chegar exatamente para o cargo de maior responsabilidade), mas é importante ressaltar quão necessário é o trabalho e como a execução adequada das tarefas pode contribuir para o sucesso da empresa.

Tornando o funcionário parte do grupo e passando a imagem do quanto ele é essencial, fica mais fácil exigir postura e resultados.

Mostre o ambiente

Pode parecer até banal, mas reserve um tempo para apresentar o local ao novo colega. Banheiros, cozinha, água, materiais de escritório e o espaço físico de cada departamento, bem como suas regras, devem ser conhecidos logo no início para evitar problemas.

Aproveite esse período para apresentar, também, as pessoas de cada área e os colegas que trabalharão diretamente com ele. Deixe clara a hierarquia da empresa, quem reporta a quem, falando um pouco do trabalho de cada um.

Esse pequeno briefing do ambiente é importante, pois dará uma idéia geral de como é o dia-a-dia da companhia.