Mudança de emprego: atenção aos e-mails de despedida

Profissional deve pedir autorização para enviá-lo. Caso seja permitido, lembre-se de que ele é como um rastro que deixou

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Você recebe a notícia de que foi demitido ou que simplesmente mudará de emprego. Nesse momento, lembra-se das pessoas com as quais conviveu grande parte de seu dia durante anos e, por isso, resolve mandar um e-mail de despedida.

A idéia não é ruim, mas pode ser condenada pela empresa que você está deixando. E, para não ser mal visto, o melhor é questionar ao RH se pode mandar tal mensagem. Se a resposta for negativa, procure despedir-se pessoalmente. Caso contrário, é melhor tomar cuidado ao noticiar por correio eletrônico.

A quem interessa?

Sua saída da empresa deve ser comunicada somente para quem teve contato direto com você.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Por isso, note quais foram as pessoas que, de uma forma ou de outra, contribuíram para seu aprendizado. Depois disso, é hora de mandar o tão desejado e-mail.

Pense no conteúdo

Dramatização em demasia pode atrapalhar: nada de poemas românticos ou conteúdo emocional que exponha suas relações pessoais. Seja direto e claro.

O e-mail de despedida é como um rastro que você deixará na empresa. Use-o para comunicar, de forma clara e objetiva, sua saída, sem se perder em explicações. Ao final, agradeça e peça desculpas por qualquer equívoco, caso considere necessário.

Continua depois da publicidade

Evite comentários e desabafos, principalmente se o motivo para a saída for sério. Nada de denegrir a imagem da empresa, mesmo estando com raiva e sentindo-se injustiçado.

Depois de escrito o texto, leia-o com atenção. Será que as frases não estão ambíguas e podem deixar dupla interpretação? Isso poderá prejudicá-lo? Para evitar esse tipo de situação, seja conciso.