Direitos trabalhistas

MTE reconhece 60 novas ocupações

As novas atualizações buscam atender as demandas do público em geral e entidades governamentais como a OIT

SÃO PAULO – O MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) divulgou nesta quinta-feira (31) a atualização da CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) com mais 60 profissões inclusas.

Ocupações como Dj (Disc Jockey), Fonoaudiólogo educacional, Analista de pesquisa de mercado, Relações públicas, Quiropraxista, Doula, Equoterapeuta e Ombudsman foram algumas das 83 inclusões da revisão. Agora são mais de2,6 mil profissões reconhecidas pelo MTE.

Para o diretor do Departamento de Emprego e Salário do MTE, Rodolfo Torelly, os profissionais poderão ter acesso a um documento elaborado pelo governo que identifica e reconhece seu ofício.

PUBLICIDADE

As novas atualizações buscam atender as demandas do público em geral e entidades governamentais, como a OIT (Organização Internacional do Trabalho), e acompanham as mudanças econômicas, sociais e culturais do País. Todas as modificações na classificação são elaboradas com a participação de representantes dos profissionais de cada área.

CBO
A CBO é utilizada pelo MTE na realização da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), no cruzamento de dados do Seguro-Desemprego e na formulação de políticas públicas de geração de emprego e renda.