Brasil

MPEs geram mais de 97% dos empregos no País em agosto

De acordo com o Sebrae, o indicador é o maior para um mês de agosto dos últimos nove anos. Setor de Serviços gerou quase a metade das oportunidades

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) foram responsáveis por criar 97,4% das vagas de emprego em todo o Brasil no mês de agosto. É o que revela um levantamento divulgado pelo Sebrae baseado em dados do Caged (Cadastro geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

“A participação das micro e pequenas empresas na geração de empregos é sempre relevante, mas o percentual de 97% é o mais alto para um mês de agosto desde 2003, pelo menos”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.

Setores
O setor de Serviços foi o responsável por quase a metade das vagas ofertadas, com 49,8%. Em seguida aparecem Comércio (29,5%), Construção Civil (18,7%) e Indústria de Transformação (16,2%).

Aprenda a investir na bolsa

Segundo o Caged, em agosto de 2012, foram gerados 100.938 empregos com carteira assinada em toda a economia. Com isso, houve elevação de 0,26% no conjunto de assalariados celetistas sobre o estoque do mês anterior. Segundo a análise dos dados do MTE realizada pelo Sebrae, o desempenho indica que a dinâmica de geração de emprego formal no país se mantém.