MPEs foram responsáveis por quase 70% das vagas geradas em maio

As empresas com até quatro pessoas foram responsáveis por 50,8% dos postos de trabalho; já as pequenas empregaram 67%

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) foram responsáveis pela criação de 68,2% dos 252.067 empregos com carteira assinada em maio. Os dados foram extraídos pelo Sebrae do balanço do Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

As empresas com até quatro pessoas foram responsáveis por 50,8% dos postos de trabalho, enquanto os pequenos empreendimentos, que empregam entre 20 e 99 funcionários, representaram 67%.

Agricultura é o destaque
Segundo a Agência Sebrae, em maio, a agricultura foi o destaque entre os setores, em todos os portes de empresa. Nas microempresas, a porcentagem do total de postos de trabalho gerados saltou de 4,6%, em abril, para 22,4% em maio.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para o responsável pela análise dos dados no Sebrae, Leonardo Mattar, o bom desempenho da agricultura no setor formal não está associado à criação de vagas permanentes, mas, sim, às oportunidades de trabalho sazonais.

“Esse aumento de carteira assinada no mês de maio, no agronegócio, corresponde às vagas de empregos temporários vinculadas, principalmente, a fatores sazonais na região Sudeste, relacionados ao cultivo de café, cana-de-açúcar e laranja”, disse.