Sebrae

MPEs contrataram mais de 100 mil pessoas em outubro

Na comparação com outubro do ano passado, houve um crescimemento de 28% na geração de vagas

arrow_forwardMais sobre
(Wikimedia Commons)

SÃO PAULO – As micro e pequenas empresas foram responsáveis por quase a totalidade de empregos gerados em outubro. Segundo revelou um levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), os pequenos negócios empregaram 101 mil pessoas, ao contrário das médias e grandes empresas que fecharam 7,5 mil vagas no décimo mês.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, o resultado de outubro apresenta um crescimento de 28%. No acumulado do ano, as MPEs abriram mais de 950 mil postos de trabalho.

“As micro e pequenas empresas têm um peso muito grande no saldo positivo de empregos. Esse é um comportamento que vem se consolidando nos últimos anos e tem sido comprovado pelos levantamentos mensais”, afirma o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

PUBLICIDADE

Setores
Entre os setores, os dados revelam que o comércio foi o que mais contratou em outubro. No total, foram abertas 41 mil vagas. Em seguida aparecerem serviços, com 32 mil e a indústria, com 14 mil, o melhor resultado dos últimos três anos.

Por região, o Sudeste foi a que apresentou o melhor resultado do País, responsável por 37,3% das novas vagas. Em seguida aparecem o Sul, com 26%, Nordeste com 24% ,Norte, com 7,1% e o Centro-Oeste, com 5,6% dos novos postos de trabalho.

Pela segunda vez consecutiva, o estado de São Paulo liderou a geração de empregos, com a criação de 19,4 mil vagas. Logo depois vem o Rio de Janeiro, com 11,6 mil, e o Rio Grande do Sul, com 10,8 mil.