Movimento de servidores do BC atrasa divulgação de taxa de câmbio nesta quinta (10), diz sindicato

Servidores reivindicam melhores condições de remuneração

Reuters

Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília (iStock)

Publicidade

O Banco Central ainda não anunciou a cotação final da taxa de câmbio Ptax para esta quinta-feira (11) em função do movimento dos funcionários da autarquia por melhores condições de trabalho, informou o sindicato dos servidores.

Desde o ano passado, servidores do BC estão em operação-padrão, o que tem atrasado sistematicamente a divulgação de dados econômicos. Nesta quinta, a divulgação da Ptax, que normalmente ocorre perto das 13h10, não tinha ocorrido até as 15h15 por conta do movimento, informou à Reuters o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, Fábio Faiad.

Um operador do mercado de câmbio ouvido pela Reuters afirmou que o atraso da Ptax estava prejudicando os negócios, uma vez que a taxa serve como referência para a liquidação de diversas operações cambiais, inclusive as de compra e venda de moeda para importação e exportação.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Calculada pelo BC, com base nas cotações do mercado à vista, a Ptax também serve de referência para a liquidação de contratos futuros de dólar no início de cada mês e para contratos derivativos de balcão negociados no Brasil e no exterior.

Questionado pela Reuters sobre a Ptax desta quinta-feira e se o movimento dos servidores havia atrasado a divulgação, o Banco Central não respondeu imediatamente.