Momento certo: consultor indica quando fazer pós-graduação e intercâmbio

"Importante é saber o que pode ser mais vantajoso para a carreira escolhida", diz presidente da Curriculum.com.br

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de feita a faculdade, surge a dúvida: o que fazer agora para alavancar a carreira? As opções encontradas por muitos profissionais têm sido um intercâmbio ou uma pós-graduação.

A decisão por fazer um ou outro é bastante complicada: às vezes, o intercâmbio de longo prazo pode significar ter de pedir demissão de uma empresa com boa reputação no mercado e que apresenta a você oportunidades de desenvolvimento profissional. A pós-graduação, por sua vez, pode representar um gasto muito alto.

Diante de tantos problemas, você já começa a se desesperar. Mas muita calma, pois algumas dicas podem ajudá-lo a tomar essa decisão. Antes de tudo, saiba que fazer um intercâmbio não exclui a possibilidade de se fazer uma pós no futuro, e vice-versa. “O importante é que o jovem saiba o que pode ser mais vantajoso para a carreira que ele escolheu”, disse o presidente da Curriculum.com.br, Marcelo Abrileri.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Intercâmbio

De acordo com ele, importante também é ter consciência de que o intercâmbio de longo tempo é mais indicado durante determinada fase da vida, quando se é bem jovem e se está no início de carreira, já que não se tem tantas responsabilidades financeiras nem dependentes.

E como ficam os profissionais que estão nesta fase, mas têm medo de deixar o País porque estão com uma vaga no mercado de trabalho promissora? Neste caso, pode ser mais indicado fazer um intercâmbio de curta duração, como um mês, durante as férias. Desta forma, o profissional não abre mão de treinar o inglês e de curtir as vantagens do intercâmbio, que são as seguintes:

Pós-graduação

De acordo com Abrileri, outro ponto que deve ser levado em consideração nesta análise é que a pós-graduação pode ser feita tranquilamente em um outro momento da carreira, que não logo que se sai da faculdade. Mesmo porque, em alguns casos, experiência faz diferença para se aproveitar o curso.

Continua depois da publicidade

Mas, se o seu problema é o orçamento, saiba que algumas empresas ajudam no pagamento da pós, desde que você se comprometa a permanecer na companhia por um determinado tempo, após o término do curso. Analise se, no seu caso, isso vale a pena. Confira abaixo quais são as vantagens da pós-graduação: