AO VIVO Analista Charlles Nader explica estratégia para ter consistência na Bolsa

Analista Charlles Nader explica estratégia para ter consistência na Bolsa

Modernização da empresa passa pela valorização dos funcionários

De acordo com psicóloga, as empresas que não tratam seus funcionários como parceiros tendem a perder competitividade

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SÃO PAULO – Antes de ganhar o cliente, o empresário precisa conquistar os funcionários. Pelo menos essa é a avaliação da psicóloga e consultora de Recursos Humanos (RH), Maria Paulo Astrauskas.

Segundo a psicóloga, algumas empresas com mais de 20 anos de mercado receberam propostas para adotarem em benefício das relações humanas. A idéia era transformar antigos funcionários em parceiros.

Competitividade

“Uma missão que muitas empresas não conseguiram cumprir”, revela Astrauskas. “Outras não acreditaram e não iniciaram este processo e hoje, se ainda sobrevivem, não são competitivas”.

Ela aconselha à gerência e à diretoria que pesquise os novos modelos de gestão adotados por outras companhias para, assim, manter-se atualizada.

Um começo seria investir em quem trabalha na organização por meio de treinamentos e incentivando a motivação e a liderança. “Incluindo-lhes o espírito empreendedor e oferecendo-lhes uma cultura de que todos devem ser considerados como parceiros e não cumpridores de tarefas”, indica a especialista.

Gestão de Pessoas

Outra alternativa é buscar assessoria interna ou externa para revisar todas as áreas da empresa, a começar por RH; que assumiria o processo daquilo que ela chama de “Gestão de Pessoas”.

A especialista acredita que somente quando o desenvolvimento interno se der por meio da credibilidade e ética será possível promover a união de todos para estabelecer as relações necessárias para que a empresa se modernize.