Modernização da empresa passa pela valorização dos funcionários

De acordo com psicóloga, as empresas que não tratam seus funcionários como parceiros tendem a perder competitividade

Equipe InfoMoney

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SÃO PAULO – Antes de ganhar o cliente, o empresário precisa conquistar os funcionários. Pelo menos essa é a avaliação da psicóloga e consultora de Recursos Humanos (RH), Maria Paulo Astrauskas.

Segundo a psicóloga, algumas empresas com mais de 20 anos de mercado receberam propostas para adotarem em benefício das relações humanas. A idéia era transformar antigos funcionários em parceiros.

Competitividade

“Uma missão que muitas empresas não conseguiram cumprir”, revela Astrauskas. “Outras não acreditaram e não iniciaram este processo e hoje, se ainda sobrevivem, não são competitivas”.

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Ela aconselha à gerência e à diretoria que pesquise os novos modelos de gestão adotados por outras companhias para, assim, manter-se atualizada.

Um começo seria investir em quem trabalha na organização por meio de treinamentos e incentivando a motivação e a liderança. “Incluindo-lhes o espírito empreendedor e oferecendo-lhes uma cultura de que todos devem ser considerados como parceiros e não cumpridores de tarefas”, indica a especialista.

Gestão de Pessoas

Outra alternativa é buscar assessoria interna ou externa para revisar todas as áreas da empresa, a começar por RH; que assumiria o processo daquilo que ela chama de “Gestão de Pessoas”.

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A especialista acredita que somente quando o desenvolvimento interno se der por meio da credibilidade e ética será possível promover a união de todos para estabelecer as relações necessárias para que a empresa se modernize.