Moda ganha importância no mundo corporativo

Por meio do traje, o profissional pode mostrar coerência entre discurso e imagem, avisa consultora de imagem pessoal e profissional

Flávia Furlan Nunes

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SÃO PAULO – “Quando o discurso da fala encontra eco no discurso da imagem, conquistamos a credibilidade dos outros”. A afirmação é da consultora de imagem pessoal e profissional Angela Valiera, que ainda disse que a partir do traje pode-se mostrar coerência.

O problema aparece quando percebemos que, apesar de exigido no mercado de trabalho e também na sociedade, saber se vestir não é ensinado nas escolas. E as empresas esperam que os funcionários saibam usar as roupas adequadas.

Isso porque, para as companhias, o profissional a está representando frente a parceiros e clientes. É preciso, portanto, saber falar, olhar, fazer os gestos certos no momento certo. Diante desta exigência, muitos funcionários buscam a ajuda de outros profissionais.

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Personal Stylist

Antes requisitado apenas por estrelas e pessoas endinheiradas, para saber como se vestir, agora o personal stylist é demandado por todos os profissionais, tendo outras funções além de cuidar da roupa do cliente.

O aumento da competitividade fez crescer, ainda, a importância do marketing pessoal. Com isso, surgiu o consultor de imagem pessoal e corporativa, que trata de moda, estilo, comunicação, semiótica (linguagem não-verbal), psicologia e marketing.

Ele trabalha por meio de palestras e de coaching (treinamentos pessoais) informações sobre a construção da imagem. A pessoa que trabalha bem a percepção que os outros têm dela conquistam facilmente clientes, colegas e chefes. Consequentemente, vêem sua carreira deslanchar.

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Mudança de conceito

A maneira de se vestir foi ganhando um melhor conceito entre os profissionais – além da frivolidade -, depois que as primeiras faculdades de moda surgiram no Brasil, há mais de 20 anos. Elas comprovaram que desde a idade da pedra o ser humano lê seus parceiros por meio da roupa.

Assim, a moda ganhou status de ciência. Ela fala qual a ideologia da pessoa, crenças, estilo, segmento socioeconômico, posição ocupada no trabalho e na sociedade. Retrata o tempo que se vive e explicita o universo pessoal.