Ministério do Trabalho quer mapear sindicatos existentes no País

Já existem hoje no Brasil cerca de 24 mil entidades; por dia, um novo sindicato é aberto em média no País

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – O Ministério do Trabalho quer cobrar maior seriedade dos sindicatos, cada vez mais crescentes. Existem aproximadamente 24 mil entidades no País, número acrescido de pelo menos um novo sindicato por dia em média.

Em função da reforma do Poder Judiciário, uma nova competência foi atribuída à Justiça do Trabalho: julgar as ações sobre representação sindical, entre sindicatos e trabalhadores, e sindicatos e empregadores.

Mapa das entidades sindicais

Por esta razão, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Vantuil Abdala, decidiu mapear as informações em todo o País, destacando a dificuldade em se conseguir chegar a um número exato, já que o registro dos sindicatos no Ministério do Trabalho não é obrigatório.

Continua depois da publicidade

Outro fator que preocupa: muitos sindicatos possuem código para o recebimento da contribuição sindical obrigatória, mas não têm registro, segundo explica o secretário adjunto de Relações do Trabalho, Marco Antonio de Oliveira.

Assim, em breve o quadro exato deverá ser levantado com a ajuda do cruzamento de dados sindicais com a Caixa Econômica Federal. Ainda de acordo com o secretário, estas informações precisam se tornar públicas já que entidades desta natureza recebem incentivo fiscal do Governo. As informações são do site do TST.