Ministério da Educação quer criar 10 novas universidades federais até 2007

O Programa Expandir quer levar o ensino superior para o interior do Brasil e para as periferias das grandes cidades

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O projeto Expandir, do Governo Federal, pretende criar dez novas universidades e 42 novos campi no interior do Brasil ou nas periferias das grandes capitais até 2007.

A fim de democratizar o ensino superior, o Ministério da Educação (MEC) investirá, até 2007, cerca de R$ 600 milhões em recursos, em 68 municípios brasileiros. Desse total, R$ 190 milhões já foram aplicados no decorrer do ano passado.

“Além de recuperar o que existe, temos também que avançar para democratizar o ensino no interior”, destacou o secretário nacional de Ensino Superior, Nelson Maculan.

Dificuldades de locomoção

Aprenda a investir na bolsa

A meta do governo é tirar a educação das grandes capitais para poder democratizá-la, pois muitas vezes é difícil para o aluno se deslocar da sua cidade para a capital para estudar. “Existem todos os custos adicionais, de moradia, alimentação e materiais”, completou Maculan.

O secretário reconheceu que nos últimos 11 anos os recursos destinados a manter as faculdades federais do país foram insuficientes. “Houve realmente um sucateamento de algumas áreas. Estamos tentando recuperar esse trabalho”, afirmou.

O MEC estuda as demandas de cada região com os representantes locais. O dia-a-dia e a capacidade da universidade mais próxima dos municípios estão sendo analisados.