Ministério da Educação modifica sistema de avaliação do ensino básico

Objetivo é fazer uma análise mais completa do ensino no Brasil; serão realizadas duas avaliações ainda neste mês

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Com o objetivo de realizar uma avaliação mais completa e detalhada do ensino no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) modificou o sistema de avaliação do ensino básico, que abrange os ensinos fundamental e médio.

Com a alteração, agora serão feitas duas avaliações: o antigo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), criado em 1990, dá lugar à Avaliação Nacional da Educação Básica. Cria-se também o Prova Brasil, que examinará cada uma das escolas públicas urbanas do País.

De acordo com o MEC, a finalidade da avaliação não é apontar quais são as instituições de ensino mais fracas, mas mostrar quais aspectos relacionados ao desempenho dos alunos devem e podem ser melhorados.

Escolas e professores também serão avaliados

PUBLICIDADE

No Prova Brasil serão analisadas 43 mil escolas públicas urbanas, com mais de 30 alunos matriculados, situadas em 5.419 municípios. Com isso, o programa avaliará o desempenho de 5 milhões de alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental.

Já na Avaliação Nacional da Educação Básica, a metodologia da pesquisa continuará sendo por amostragem. Assim, 400 mil alunos de 4ª e 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio das escolas urbanas e rurais, tanto públicas como privadas, serão avaliados.

Este novo sistema também fará a avaliação de 7 mil escolas, 7 mil diretores e 17 mil professores dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Provas acontecem neste mês

Para a coordenadora-geral do Saeb, Luiza Uema, o novo método de avaliação permitirá obter resultados mais precisos, já que a pesquisa não será mais por amostragem, mas sim aplicada em todas as escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos na quarta e oitava séries.

De acordo com a coordenadora, o MEC investiu R$ 59 milhões para a realização da provas da Avaliação Nacional da Educação Básica e do Prova Brasil que acontecem ainda neste mês.

A primeira será aplicada nos dias 7 e 11. Já a segunda será realizada nos dias 16 e 30. Nos dois exames os alunos farão provas de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e de Matemática.

As informações são da Agência Brasil.