Microempresários paulistas acreditam que terão recursos para pagar décimo terceiro

Para 64% das MPEs, o grau de dificuldade para pagar será o mesmo e 28% acreditam que a dificuldade será maior

SÃO PAULO – Estudo realizado pelo Sebrae mostra que 92% dos microempresários paulistas acreditam que conseguirão obter recursos para pagar o 13º salário, no prazo de até 20 de dezembro.

A pesquisa “O 13º salário nas Micro e Pequenas Empresas Paulista” revelou ainda que, neste ano, 64% das MPEs terão o mesmo grau de dificuldade para pagar o 13º aos seus funcionários e 28% acreditam que a dificuldade será maior. No ano passado, 99,8% das empresas pagaram todo o 13º salário em 2008.

De acordo com a sondagem, a maioria dos empresários (56%) fez provisões para pagar todo o benefício em 2009 e 24% começaram a planejar desde janeiro. Durante o primeiro semestre, 49% iniciaram o provisionamento de recursos e 51% começaram no segundo semestre.

PUBLICIDADE

“Com a economia enfrentado dificuldades neste ano, o resultado do estudo demonstra que as micro e pequenas empresas não foram tão afetadas. No comércio, o varejo prevê um final de ano melhor que 2008. No entanto, a dificuldade em fazer a provisão para o 13º ainda é um problema. Se mais empresas começassem a fazer provisões, ainda no início do ano, as dificuldades seriam menores. Tomara que em 2010 esses números comecem a melhorar”, afirma diretor administrativo e financeiro do Sebrae, Milton Dallari.

Sobre a pesquisa

O estudo foi realizado com uma amostra de 300 pequenos negócios considerada representativa no universo de micros e pequenas empresas, no período de 23 de setembro a 15 de outubro.