Micro e pequenas empresas criaram 71,8% das vagas de emprego em junho

Empresas com até quatro pessoas foram responsáveis por 57,8% dos postos de trabalho. No total, País gerou 212,9 mil vagas

SÃO PAULO – As MPEs (Micro e Pequenas Empresas) foram responsáveis pela criação de 71,8% dos 212.952 empregos com carteira assinada em junho.

As empresas com até quatro pessoas foram responsáveis por 57,8% dos postos de trabalho, enquanto aquelas com cinco a 19 funcionários responderam por 2,6% do saldo total. Os pequenos empreendimentos, que empregam entre 20 e 99 funcionários, representaram 11,4%.

Os dados foram extraídos pelo Sebrae do balanço do Caged (Cadastro de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego.

PUBLICIDADE

Análise por setor
Segundo à Agência Sebrae, nas microempresas com até quatro empregados, os empregos foram gerados principalmente pelo setor de serviços, seguido do comércio e da construção civil. Já nas empresas com até 19 funcionários, houve perda na geração de emprego no comércio, mas “o saldo de empregos líquidos do segmento foi positivo em todos os demais setores”, afirmou o analista de Gestão Estratégica do Sebrae, Leonardo Mattar.