Mercado financeiro tem perdido executivos nos últimos anos

Destinos preferidos destes profissionais têm sido o setor de consumo e life sciences e infraestrutura

SÃO PAULO – Nos últimos três anos, o mercado financeiro têm perdido seus executivos para outros setores. O destino preferido destes profissionais têm sido o setor de consumo e life sciences. Segundo um estudo realizado pela consultoria Fesa, o setor recebeu 60% destas pessoas.

Outros 19% foram atuar com no setor de infraestrutura, 15% na indústria e 6% no mercado de high tech.

Reflexos da crise
A migração foi motivada pela crise financeira de 2008.“Esses dados ainda são um reflexo do mundo financeiro pós-crise de 2008 que deixou as oportunidades ainda mais restritas”, explica a sócia da Fesa, Renata Fabrini.

PUBLICIDADE

Ela acrescenta que a crise resultou em um cenário com menos players, remuneração menos alavancada e bônus reduzidos. Soma-se a isso o maior cerco dos agentes reguladores internacionais e inúmeras fusões que aconteceram nos últimos anos, com sobreposição de cargos.

“Com tudo isso, e ainda com a sofisticação do mercado de capitais brasileiro, a indústria em geral conseguiu ser mais competitiva e atrair talentos com alta qualificação, muitos deles vindos do mercado financeiro e agora em busca de novos desafios”.