São Paulo

Mercado de trabalho para executivos tem pior resultado do ano

Pesquisa Impex realizada pela Laerte Cordeiro consultores em Recursos Humanos revelou que, em julho, foram ofertadas apenas 500 vagas de emprego

Close-up of hands on desktop, holding pen and magazine

 SÃO PAULO – O mercado de trabalho para executivos, em São Paulo, registrou o pior desempenho do ano. Segundo a pesquisa Impex realizada pela Laerte Cordeiro consultores em Recursos Humanos, no sétimo mês do ano foram ofertadas apenas 500 vagas de emprego para diretores e gerentes.

De acordo com os dados, o indicador de jullho ficou abaixo da média até junho, que era de 626 ofertas mensais. A média de 2011 foi de 791 ofertas por mês.

Para a consultoria, o desempenho de julho pode ser explicado por dois motivos. O primeiro é que o período de férias possa ter reduzido a intensidade do trabalho e a decisão de contratar executivos nas empresas. O segundo é a incerteza conjuntural que ronda a economia do País.

PUBLICIDADE

Os mais contratados
Ao analisar as áreas que mais contrataram os dados indicam que o maior número de ofertas de empregos para executivos destinou-se à Marketing/Vendas, com 52% do total. Seguido por Serviços (TI, RH e JUR) com 22%, de Produção/Técnica (18%) e de Finanças, Administração e Controle (8%).

Por cargo, o maior número de ofertas de emprego foi para Diretores/Gerentes de Vendas, Diretores/Gerentes Comerciais, Diretores/Gerentes Industriais, Diretores /Gerentes Administrativos, Diretores/Gerentes de RH e Diretores/Gerentes Jurídicos.

A Indústria foi o setor de maior oferta de empregos para executivos, com 54%. O setor de Serviços aparece em segundo lugar, com 44% e o Comércio, em terceiro, com, 2%. A Pesquisa não registrou recrutamento de executivos para o setor Bancário.