Mercado de trabalho para executivos permaneceu estável em abril

Dado é comparado a março deste ano; frente ao mesmo mês do ano passado, as oportunidades recuaram 18%

SÃO PAULO – O mercado de trabalho para executivos manteve-se praticamente estável em abril. Segundo um levantamento divulgado pela consultoria Ricardo Xavier Recursos Humanos, nesta sexta-feira (11), o crescimento foi de apenas 0,5%, na comparação com março.

Já no confronto com o mês mês do ano passado, houve uma queda de 18% nas oportunidades.

A baixa, segundo o diretor-geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos, João Xavier, pode ser explicada pela preocupação com o cenário econômico internacional. “O momento ainda é de apreensão. O mercado continua cauteloso em relação aos investimentos”.

PUBLICIDADE

Para chegar a este conclusão, foram analisadas vagas nas cidades de São Paulo, Campinas, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Salvador.

Setores e profissões
Ao analisar os setores que mais ofertaram vagas no quarto mês do ano, os dados indicam que foram Engenharia, com 11,3% do total de vagas e Comercial,com 7,5%.

Em seguida aparecem Administrativa (6,2%), Financeira (5,9%), Recursos Humanos (5,3%), Marketing (4,8%), Tecnologia da Informação (4,4%), Logística (3,5%), Contabilidade (2,8%) e Compras/ Suprimentos (2%).

Entre as profissões, os destaques são Engenharia e Administração com 21,69% e 13,22% das requisições, respectivamente. Na sequência aparecem Ciências Contábeis (5,93%), Economia (4,86%), Publicidade, Propaganda e Marketing (3,5%), Tecnologia da Informação (2%), Psicologia e Direito (ambas com 1,58%).