Mercado de trabalho no Brasil está se reaquecendo, aponta análise

Empresas que não estão contratando optaram por direcionar recursos à valorização de profissionais antigos

SÃO PAULO – Indicador da multinacional espanhola Human Brasil revela que o mercado de trabalho brasileiro está se reaquecendo, embora de forma lenta.

A demanda por recrutamento e seleção, desenvolvimento e formação de profissionais, consultoria estratégica, além de gestão de negócios e de recursos humanos cresce desde abril último, conforme concluiu a empresa.

O diretor de Operações da Human Brasil, Fernando Montero da Costa, explica que as empresas que não estão contratando optaram por direcionar recursos à valorização dos profissionais que já estão na corporação.

PUBLICIDADE

“Nesses programas, as empresas nos solicitam apoio para o desenvolvimento de seus líderes e gestores, identificando carências (gaps) e avaliando e formatando planos de ação focados para melhorias comportamentais, incluindo assessoria, treinamentos, processos de coaching, entre outros”, explica o consultor.

Profissionais mais solicitados

As estatísticas da Human Brasil apontam que os profissionais que têm sido mais solicitados são os seguintes:

  • Engenheiros de diversos ramos e/ou tecnólogos/técnicos e especialistas do ramo;
  • Administradores, contadores e profissionais das áreas de Finanças e Controladoria;
  • Profissionais de Telecomunicações, Informática e Conhecimentos relacionados.

Já as áreas que mais abriram vagas para contratação foram:

Para o Diretor da Human Brasil, os resultados dos indicadores de performance sugerem a continuidade da recuperação gradual do nível de emprego no segundo semestre deste ano.