Mercado aponta falta de profissionais qualificados. Aproveite!

Fato diz respeito à área de TI e que requer maior especialização. Diante dessa realidade, busque área certa e aprimoramento

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Muito se fala sobre a falta de oportunidades de emprego no Brasil, um problema que preocupa estudantes e profissionais em qualquer área de atuação. No entanto, você sabia que, em determinadas áreas, essa situação é diferente?

De acordo com o Ministério do Trabalho e do Emprego (MTE), a carência de profissionais qualificados na área de informática deverá atingir 100 mil postos de trabalho até o ano de 2010. Hoje, já são 40 mil vagas desocupadas.

O que isso representa?

O mercado de trabalho tem vagas, mas não pessoal preparado para ocupá-las. No caso dos profissionais da área de informática, não diz-se respeito somente às pessoas mais preparadas e que já passaram por um especialização, mas cargos mais simples.

Aprenda a investir na bolsa

Além dos profissionais de informática, em outras áreas, cargos mais especializados nas empresas estão sem ocupação por falta de pessoas preparadas, o que faz com que as empresas procurem profissionais no exterior.

Diante disso: busque oportunidades

Frente a esta realidade, o profissional deve buscar oportunidades na carreira. E quem não tem dinheiro não tem desculpa, já que empresas e entidades já têm tomado atitudes quanto a esta situação. Uma delas é implantar cursos gratuitos, como o que acontece na área de informática.

O Centro de Difusão de Tecnologia e Conhecimento (CDTC), projeto do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, oferece cursos gratuitos sobre software livre para funcionários públicos da área de TI.

Mas, para quem conta com recursos, que tal começar a conhecer um segundo ou terceiro idioma? Pensar em um curso de pós-graduação? Em aulas mais aprimoradas de informática, com um software recém-lançado?

Os dados acima ainda mostram para quem não ingressou no mercado de trabalho que é preciso pesquisar e ver quais os segmentos com mais oportunidades. Aproveite!