Meio ambiente: você é um funcionário consciente?

Situação está ligada ao consumo dos recursos disponíveis no ambiente de trabalho, como plástico, papel e energia; veja vantagens de ser consciente

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Que o homem prejudica o meio ambiente já está comprovado, com o aumento do desmatamento e o aquecimento global. No entanto, existem possibilidades de mudar este quadro e garantir uma melhor qualidade de vida para a população mundial.

Essas ações podem começar por você, na empresa em que trabalha. Você se considera um funcionário consciente?

Utiliza muitos papéis?

Quando chega um e-mail que o interessa, você logo o imprime? Essa é uma primeira atitude que mostra o descaso com o meio ambiente. Pense se realmente é necessário imprimir o documento ou se pode vê-lo direto pelo computador.

Aprenda a investir na bolsa

Até mesmo utilizar os papéis em ambos os lados mostra sua preocupação com o meio ambiente, e o melhor, reduz as despesas da empresa, o que pode ser revertido em melhorias para os funcionários.

Usa copos de plástico?

Você pode pensar que é bobagem se preocupar com a utilização de copos de plástico. Afinal, eles são tão práticos, além de descartáveis. No entanto, imagine se todas as pessoas da sua empresa usassem três copos por dia. Quantos não dariam por mês?

Sendo assim, por que não levar uma garrafa ou uma xícara para ser utilizada a todo o momento e que pode ser lavada somente uma vez por dia? Com isso, você também diminui as despesas da empresa.

Deixa luzes acesas sem necessidade?

É importante relevar o uso de energia no seu local de trabalho, já que existem gastos com o recurso que não podem ser poupados, como os destinados ao uso do computador e outros aparelhos eletrônicos.

Mas, mesmo com esses gastos, é possível diminuir o consumo. Basta que você somente ligue as luzes quando necessário: se vai realizar uma reunião em uma sala separada, abra a janela; se o dia está mais frio, não ligue o ar condicionado.

Ações conscientes

Essas pequenas ações mostram como você pode se transformar em um funcionário consciente, que ajuda a empresa e o meio ambiente. Além disso, ainda existem ações maiores que podem mostrar como você é prestativo e tem idéias inovadoras.

PUBLICIDADE

Organize uma campanha de reciclagem de papel ou de doação de plástico para instituições carentes. Além de ajudar pessoas e a natureza, você ainda terá uma boa imagem na empresa, como uma pessoa que se preocupa com o bem-estar social.