Pesquisa

Medo do desemprego aumenta entre brasileiros

Em todo o Brasil, por idade, o temor é maior entre as pessoas que têm entre 40 e 49 anos. Por escolaridade, entre os que têm curso superior e, por renda, entre quem ganha até um salário mínimo

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – O brasileiro está com mais medo de perder o emprego, segundo aponta o Índice de Medo do Desemprego calculado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgado nesta terça-feira (2).

Entre junho e setembro, o indicador do medo do desemprego registrou crescimento de 0,8%. Já frente a setembro do ano passado, a alta foi de 2%. No nono mês do ano, o indicador chegou a 75,3 pontos.

Apesar da alta, o gerente executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato Fonseca, afirmou que “o índice ainda está baixo”. Segundo ele, o aumento registrado no terceiro trimestre pode ser resultado da retração da atividade industrial e das notícias sobre a redução do ritmo de expansão do emprego.

Aprenda a investir na bolsa

Região
Por região, os brasileiros do Norte e Centro-Oeste são os que apresentam mais medo, com indicador chegando a 86,2 pontos. Em seguida aparecem o Sul, com 77 pontos e Nordeste, com 74,5 pontos. Já o Sudeste tem o menor indicador, de 71,1 pontos.

Em todo o Brasil, o temor é maior entre as pessoas que têm entre 40 e 49 anos. Por escolaridade, entre os que têm curso superior e, por renda, entre quem ganha até um salário mínimo.

Sobre a pesquisa
O levantamento da CNI é feito trimestralmente a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. O atual estudo foi realizado entre 17 e 21 de setembro de 2011.