Medo do brasileiro em perder emprego aumenta no últimos meses

Entre março e junho, o medo do desemprego registrou crescimento de 1,6%, o que fez com que o índice atingisse 74,7 pontos

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O brasileiro está com mais medo de perder o emprego. É o que revela o Índice de Medo do Desemprego calculado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) e divulgado nesta quarta-feira (27).

Entre março e junho, o medo do desemprego registrou crescimento de 1,6%, o que fez com que o índice atingisse 74,7 pontos. Na comparação com julho do ano passado, o indicador teve alta de 0,1%.

Homens x mulheres
Os dados indicam ainda que os homens têm mais medo do que as mulheres em relação ao perder o emprego. O indicador masculino ficou em 75 pontos, enquanto o feminino foi de 74,4 pontos. Em março, os dados eram de 71,7 pontos e 75,3 pontos, respectivamente.

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por idade, o grupo das pessoas entre 16 e 24 anos é o que apresentar o maior indicador, de 77 pontos. Em seguida aparecem os brasileiros com 50 anos ou mais, com 76,4 pontos e os de 25 a 29 anos, com 75,2 pontos. Entre as pessoas de 30 a 39 anos, o indicador foi de 73,5 pontos, enquanto os de 40 a 49 anos registrou 72,7 pontos.

Ao analisar a renda familiar, o medo é maior entre os brasileiros cuja a renda é de até um salário mínimo, com índice chegando a 80,3 pontos. Em contrapartida, aqueles que recebem mais de 10 salários mínimos se mostram mais otimistas, com 69 pontos.

Sobre a pesquisa
O levantamento da CNI é feito trimestralmente a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional. O atual estudo foi realizado entre 16 e 19 de junho de 2012.