Estabilidade

Medo de perder o emprego é o maior em 5 anos, diz CNI

Na contramão do medo de ficar desempregado, os brasileiros ouvidos na pesquisa disseram estar mais satisfeitos com a vida

arrow_forwardMais sobre

A sensação do brasileiro de que pode perder o emprego com mais facilidade levou o Índice do Medo do Desemprego, elaborado pelo Ibope Inteligência a pedido da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a atingir em setembro a maior pontuação desde novembro de 2009. Naquele mês, a crise financeira internacional desembarcava no País e o indicador atingiu 77,9 pontos. Agora, o índice atingiu 77 pontos no mês passado, acumulando seis altas trimestrais consecutivas.

 

Na comparação com a medição de junho, a última realizada pelo Ibope, o índice cresceu 1,2%. Em relação à pontuação de setembro de 2013, o índice subiu 6,2%.

PUBLICIDADE

 

Na contramão do medo de ficar desempregado, os brasileiros ouvidos na pesquisa disseram estar mais satisfeitos com a vida. O Índice de Satisfação com a Vida da pesquisa atingiu 103,8 pontos no mês passado – a maior pontuação desde março de 2013. O indicador ficou 0,7% maior que em junho e 0,6% acima do resultado de setembro de 2013. Foram dois trimestres consecutivos de crescimento do índice, o que não era verificado desde novembro de 2009.

 

Em seis meses, o Índice de Medo do Desemprego da CNI registrou crescimento de 11,6%. Em relação a setembro de 2013, o indicador teve alta de 6,2%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas em 142 municípios entre 5 e 8 de setembro.