Educação

Medo de falar inglês em público? Veja como perder a timidez e se sair bem

Pessoa deve ter tranquilidade para compreender o interlocutor e responder com segurança

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – A comunicação oral é um dos requisitos básicos para se sair bem nos negócios, na vida profissional e deixar uma boa impressão. No entanto, quando o assunto é falar em outra língua, muitas pessoas acabam “travando”.

Segundo o diretor superintendente da Fundação Fisk, Elvio Peralta, os motivos são os mais variados, sendo que os principais são timidez e medo de errar.

Confira quatro dicas para se sair bem na ora de falar em outro idioma: 

PUBLICIDADE

1- Dedicar-se
Qualquer pessoa pode falar inglês. Mas, para que esse objetivo seja alcançado, é preciso perder o medo de errar, dedicar-se aos estudos e sentir tranquilidade para ouvir o interlocutor. Isso faz parte do processo de aprendizado – e segurança para responder e deixar a conversa fluir.

2- Arriscar-se mais
A prática é a melhor forma de aprimorar a pronúncia. Uma forma interessante de exercitar a pronúncia é ler em voz alta, assistir séries de televisão e filmes sem legendas, além de ouvir músicas para praticar a compreensão auditiva. Aprender a escutar é importante para saber o que se deve responder.

3- Pedir ajuda
Os alunos devem aproveitar a experiência dos professores e amigos que sabem falar inglês para praticar a pronúncia. É fundamental usufruir o conhecimento deles: deve-se pedir dicas e ajuda em atividades de estudo. No caso dos amigos, por exemplo, uma boa dica é praticar a pronúncia juntos, para adquirir confiança ao falar. Isso levará à fluência.

4- Aprender a se ouvir
É importante aprender a se ouvir para identificar possíveis problemas na pronúncia. O estudante deve usar um gravador, registrar sua fala em voz alta e depois ouvir. Sempre que ele perceber que pode melhorar a pronúncia e a fluência, regravar. Dialogar mentalmente ou com o espelho também pode ser interessante.