Medo da segunda e insônia aos domingos? Confira como lidar com o problema!

"Constante falta de sono não afeta somente o raciocínio, como também ocasiona estresse", diz diretora do Monster

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SÃO PAULO – Grande parte dos trabalhadores ao redor do mundo têm problemas de sono na noite de domingo para segunda, revela pesquisa realizada pelo portal de recrutamento e seleção online Monster.

Foi feita a seguinte pergunta a internautas americanos e europeus: “Pensar em trabalho afeta seu sono de domingo à noite?”. A maioria dos trabalhadores de todo o mundo relataram ter problemas de insônia ocasionalmente. Nos Estados Unidos, o percentual foi de 82%. Já no Reino Unido, de 85%. Na França, na Itália e na Alemanha, os números foram 83%, 82% e 72%, respectivamente.

Os mais afetados e os conformistas

Os mais afetados são os profissionais americanos e britânicos. Mais da metade deles afirmaram ter problemas para dormir todas as semanas. Já os italianos mostraram uma postura mais conformista – 28% dos entrevistados da Itália afirmaram que pensar no trabalho de segunda-feira nunca afeta seu sono. Na França, esse número foi de 17%.

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Confira as respostas para a pergunta “Pensar em trabalho afeta seu sono de domingo à noite?”:

PaísSim, toda semanaNuncaAlgumas vezes no mêsRaramente, só quando trabalho em um grande projetoTotal de votos
EUA51%18%18%13%5.767
Reino Unido53%17%19%11%2.706
França29%17%24%30%1.578
Alemanha40%20%19%21%2.883
Itália37%28%12%23%777
Bélgica35%28%15%18%3.088
Suécia37%24%19%19%2.138

Problemas

“A constante falta de sono não afeta somente o raciocínio e a precisão dos trabalhadores, como também ocasiona um estresse adicional no trabalho, que pode acarretar problemas de sono ainda maiores”, diz a diretora de Conteúdo de Carreira do Monster, Norma Gaffin.

“Existem passos simples que os trabalhadores podem adotar para reduzir o estresse que os mantêm acordados à noite, entretanto, se os problemas com o sono persistirem, a pessoa deve analisar sua situação no trabalho”.

Confira as dicas para reduzir o estresse no trabalho e as noites mal-dormidas:

  • Foque nos acontecimentos positivos do dia-a-dia, no lugar de se ater somente aos problemas do local de trabalho. Ao sentir sono, se esforce para recordar de algum fato positivo do dia;
  • Crie uma lista de tarefas. Tanto uma lista online quanto uma por escrito. Isso ajudará a usar melhor o tempo e, conseqüente, a dormir melhor;
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  • Tire férias. Se faz tempo que tirou as últimas férias, considere um período de descanso para aliviar o estresse.