Medicina: termina prazo para fazer cadastro de validação de diploma estrangeiro

Médicos que estão no processo de validação precisam fazer cadastro até esta terça para passar pela segunda fase da avaliação

arrow_forwardMais sobre

SÃO PAULO – Médicos diplomados em universidades estrangeiras e que participam do processo de validação do diploma têm até esta terça-feira (12), às 23h59, para fazer o cadastro para as próximas etapas da avaliação.

O cadastro deve ser feito por meio do site da Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos), da UnB (Universidade de Brasília), www.cespe.unb.br, responsável pelo processo.

Essa avaliação é realizada para que os médicos graduados em universidades de Medicina estrangeiras tenham o diploma reconhecido, podendo, assim, exercer a profissão no País.

PUBLICIDADE

Os ministérios da Saúde e da Educação deram início, em 2009, a esse novo sistema de avaliação. No sistema antigo o procedimento demorava até seis anos para ser finalizado, de acordo com a Agência Brasil.

Fases
Na primeira fase da avaliação, os inscritos tiveram de apresentar documentos que provassem que o candidato atendia aos pré-requisitos para que o processo de validação do diploma pudesse prosseguir.

Dentre esses requisitos estava a conclusão do curso em universidades reconhecidas com carga horária mínima de 7,2 mil horas.

Dessa fase, 500 foram selecionados. Apenas 2 dos inscritos foram reprovados. Após o cadastramento, eles devem realizar provas objetivas e discursivas. De acordo com a Agência, os exames devem ocorrer no dia 24 de outubro.

Os aprovados nos exames ainda terão de passar por uma terceira fase: um exame prático de habilidades clínicas. Essa avaliação deve ser aplicada entre os dias 4 e 5 de dezembro.