Média salarial dos trabalhadores japoneses subiu pelo quarto mês

Salário médio de julho subiu 0,2% e ficou em 253.891 ienes, já a remuneração total, que inclui hora-extra, subiu 0,5%

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A média salarial dos trabalhadores japoneses subiu 0,2% no mês de julho, segundo divulgou o governo nesta quarta-feira. De acordo com os dados divulgados, o salário médio de julho foi de 253.891 ienes, no que representou o quarto aumento consecutivo dos salários.

Segundo um relatório preliminar do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, as remunerações, englobando os salários normais e os pagamentos de horas extras, também registraram aumento no período. Assim, a remuneração média dos japoneses subiu 1,7% e ficou em 398,019 ienes no sétimo mês do ano.

Aumenta o número de trabalhadores

Entre os motivos atribuídos para o aumento da renda, um funcionário do ministério alegou que as empresas estariam repassando aos funcionários o aumento dos lucros.

Aprenda a investir na bolsa

Além disso, o número de japoneses trabalhando, tanto em meio-período quanto integral, registrou crescimento de 0,5% e subiu para 43,270 milhões no mesmo período. O avanço representa o décimo nono crescimento mensal consecutivo registrado pelo indicador.

Por outro lado, a média de horas trabalhadas por funcionário, que ficou em 152,9 horas mensais, registrou queda de 1,4%, caindo pela primeira vez em três meses.