Média salarial cresce no Japão, acompanhando aumento do emprego

A média dos salários e o número de trabalhadores de meio período e integrais subiram 0,5% no país, no mês de maio

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – A média dos salários dos trabalhadores japoneses aumentou 0,5% em maio, em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo um relatório do Ministério da Saúde, do Trabalho e do Bem-Estar, divulgado nesta segunda-feira.

Segundo o relatório, a média salarial dos japoneses seria de 252.172 ienes, no que representa o segundo mês consecutivo de alta. Já a média das remunerações totais, que incluem os salários e os pagamentos por horas extras, ficou em 276.402 ienes, 0,4% acima do mesmo período de 2004, sendo este o segundo aumento consecutivo da média anualizada.

Aumento pelo 17º mês consecutivo

Segundo um funcionário do ministério, a recuperação dos salários deve continuar, já que as empresas estão cada vez mais substituindo trabalhadores de meio-período por empregados em período integral.

Aprenda a investir na bolsa

Em maio, o total de trabalhadores empregados, em período integral ou parcial, cresceu 0,5%, totalizando 43,49 milhões. Esse teria sido o 17° mês consecutivo em que o nível de emprego subiu no Japão, o que alimenta as expectativas de que a segunda maior economia do mundo pode estar muito próxima de uma recuperação sustentada.