MBAs presencial, on-line, no Brasil ou no exterior: qual modalidade escolher?

Antes de mais nada, profissional precisa definir com clareza com qual intuito deseja cursar o MBA, afirma especialista

SÃO PAULO – Em determinado momento da carreira, os profissionais entendem que chegou a hora de fazer um MBA (Master Business Administration). Existem, porém, diversas modalidades desse tipo de curso. É possível fazer um MBA presencial no Brasil ou mesmo um em alguma renomada instituição no exterior, mas na modalidade on-line. Como decidir?

Tentando responder a essa questão, a diretora regional Sul da De Bernt Entschev Human Capital, Ruth Bandeira, orienta que, antes de mais nada, a pergunta que o profissional precisa responder é: com qual intuito desejo cursar um MBA? É a resposta a essa pergunta que vai ajudá-lo a se aproximar da melhor decisão.

Deve-se, portanto, definir com o máximo de clareza com qual objetivo se pretende fazer o curso: se é para aprimorar o currículo, dar um passo no sentido de uma carreira internacional ou aumentar o networking, por exemplo. Se a intenção for aumentar a rede de contatos, Ruth já adianta que o ensino a distância conta com um “gap de convívio grande”.

PUBLICIDADE

Apesar de haver a possibilidade de entrar em contato com os demais participantes, nos cursos a distância, o contato será predominantemente virtual, perdendo muito dos benefícios da relação pessoal. Ruth pondera que esse é um aspecto que deve ser avaliado com muito cuidado, pois, além da importância do contato entre as pessoas, se relacionar é algo muito necessário, sobretudo, para os brasileiros.

Não se esqueça do seu perfil
Embora seja possível cursar, sem sair de casa, um MBA, por exemplo, em Harvard, uma das mais conceituadas instituições de ensino do mundo, é preciso lembrar que ensino a distância exige que o interessado tenha um perfil específico, marcado principalmente por um alto grau de autodisciplina.

Será preciso estudar sozinho, comprometer-se em assistir às aulas, sem deixar que os demais interesses desviem sua atenção, e ter grande disciplina para resolver os exercícios. Caso contrário, o investimento não terá retorno.

Carreira internacional
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o que o interessado deseja para sua carreira. Um MBA internacional, mesmo que na modalidade on-line, pode ser mais interessante no caso de o profissional estar buscando uma carreira internacional. “Se ele trabalha em uma multinacional e vê que tem chance de uma carreira fora, como trabalhar em uma unidade da empresa em outro país, o MBA internacional pode ser uma boa opção”, avalia Ruth.

Neste caso, o estudante vai ter mais contato com assuntos mundiais, conforme coloca Ruth, lembrando uma das diferenças entre os MBAs nacional e internacional. O tipo de discussão que os estudantes encontram em cursos no exterior é diferente do que acontece no Brasil. “Os casos discutidos na Europa, por exemplo, são diferentes dos daqui. Nós estamos em momentos diferentes de economia”, avalia Ruth.

Assim, na prática, se o profissional está em uma empresa nacional e deseja se aperfeiçoar, o mais interessante seria um curso presencial aqui mesmo no Brasil, já que ele poderá se beneficiar dos contatos e discutirá assuntos que tenham mais sintonia com a realidade do mercado em que atua.

PUBLICIDADE

Cursos e cursos
A professora da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marina Heck, observa que muitas pessoas vão atrás de um curso de MBA “por conta da grife”. No entanto, não é só porque a instituição é renomada que o curso será inquestionável, principalmente nas modalidades on-line. Marina ainda aconselha que o candidato preste atenção a elementos como conteúdo do curso, processo seletivo e carga horária. O processo seletivo, por exemplo, ajuda a identificar qual o nível do curso. Observe, portanto, qual a pontuação exigida no GMAT. Isso será uma boa ferramenta de avaliação.

Fazer um MBA no exterior, na modalidade on-line, sem observar esses elementos é arriscado, pois, conforme avalia Marina, o mercado e os selecionadores em geral sabem o peso dos cursos e o que cada um agrega. Veja, portanto, se ele atende o que você precisa e se o investimento, não só em termos financeiros, compensa.