Matemática: estudo dos números revela muitas aplicações no cotidiano

Engana-se quem pensa que este curso só oferece ao universitário a opção de lecionar; matemática faz parte do dia-a-dia

SÃO PAULO – Ao ver aquelas fórmulas de física, química e os cálculos de engenharia e informática fica mais fácil entender a importância dos números em nossa vida, não apenas na rotina como também no campo profissional.

Quem pensa que matemática se baseia apenas em uma infinidade de números e cálculos que jamais serão utilizados, está no caminho errado. Como em outras profissões da área de Exatas, o raciocínio lógico e prático abre muitas portas para diversas atividades.

Nem só de aula vive o matemático

Não há como negar que lecionar continua sendo a opção mais comum para o matemático. Entretanto, novas oportunidades surgem e apontam para a definição de outros caminhos.

PUBLICIDADE

O profissional graduado neste curso tem condições de trabalhar em empresas de estatística e planejamento de dados, empresas de engenharia, de pesquisa, de informática e processamento de dados. Pode atuar em universidades, escolas, fundações, empresas públicas e privadas, engenharia civil, consultorias e institutos de pesquisa.

A matemática oferece condições de estudar, de maneira científica, Aritmética, Geometria, Álgebra e Análise. O profissional encontra hoje boas perspectivas no mercado financeiro, considerando variáveis e riscos de investimentos a curto e longo prazo. A área de informática oferece também boas opções.

Dois caminhos

Quem optar pelo caminho mais comum da matemática, tem algumas opções: enquanto no bacharelado o aluno se destina ao trabalho em empresas, na licenciatura o universitário está se direcionando para o ensino.

Nas duas opções, o universitário terá, como currículo mínimo, contato com disciplinas como desenho geométrico, fundamentos de matemática elementar, física geral, cálculo diferencial, geometria analítica, estatística e informática, entre outras.

Caso tenha ficado interessado, fique de olho no perfil do profissional, para ver se suas características se enquadram: habilidade numérica, habilidade em formular e deduzir, interesse científico, exatidão, boa memória e atenção concentrada.