Mão-de-obra é fator que mais pesa no preço final do produto

De acordo com pesquisa feita com 150 industriais brasileiros, 49% apontaram que o custo dos funcionários é o que mais pesa

Flávia Furlan Nunes

Publicidade

SÃO PAULO – A mão-de-obra é o fator que mais pesa no preço final de um produto no Brasil, de acordo com a pesquisa IBR, realizada pela Grant Thornton International. Os dados mostraram que 49% dos 150 industriais brasileiros entrevistados disseram ser o custo com funcionários o que mais pesa no valor da mercadoria.

Na análise de todos os países, a pesquisa diz que a matéria-prima é o que mais tem peso no preço dos produtos, com 63% das respostas das 7.200 empresas entrevistadas, de 32 países. No Brasil, o custo com matéria-prima foi citado por 42% dos industriais ouvidos. No geral, o segundo item mais citado foi o gasto com energia, com 45% das respostas.

Mão-de-obra e matéria prima

Os empresários que disseram que a matéria-prima é o que mais pesa no valor do produto final foram os da Espanha (61%), seguida de Botswana (60%), Cingapura (60%), Tailândia (56%), França (56%), México (55%), Filipinas (55%), Armênia (54%), África do Sul (56%) e Itália (53%).

Masterclass

O Poder da Renda Fixa Turbo

Aprenda na prática como aumentar o seu patrimônio com rentabilidade, simplicidade e segurança (e ainda ganhe 02 presentes do InfoMoney)

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Sobre o impacto da mão-de-obra, veja os países onde ela mais influencia os preços dos produtos:

País % de respodentes
Armênia 81%
Argentina 73%
Turquia 71%
África do Sul 69%
Japão 67%
Espanha 62%
Suécia 61%
Cingapura 58%
Polônia 58%
Austrália 53%

Fonte: Grant Thornton International

Questão energética

O valor pago pela energia, por sua vez, é um dos mais baixos no Brasil. De acordo com a pesquisa, 23% dos industriais citaram o recurso. O país está à frente somente da Austrália (18%) e empatado com Hong Kong (23%). Na outra ponta, estão Filipinas (68%), Botswana (65%) e Alemanha (58%).

Continua depois da publicidade

De acordo com a pesquisa, para diminuir os custos com energia e, ao mesmo tempo, contribuir para a diminuição do aquecimento global, empresas de todo o mundo estão revendo os hábitos: 58% estão tentando usar menos energia e 59% já conseguiram reduzir o consumo.