Bolsa de estudos

Mais um: Japão oferece bolsa de estudos para brasileiros

Interessado não precisa saber japonês, mas é preciso ser fluente em inglês

SÃO PAULO – Os estudantes brasileiros interessados em estudar fora têm mais um país na lista de escolhas. O Governo do Japão está oferecendo bolsas de estudos para brasileiros de até 34 anos.

As oportunidades são para pesquisa em diversas áreas do conhecimento em universidades japonesas. Também é possível prorrogar a bolsa para mestrado ou doutorado, segundo o MEXT (Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão), responsável pela seleção.

Os interessados não precisam saber falar japonês para serem selecionados. No entanto, é pré-requisito ser fluente em inglês e querer em aprender sobre a língua e a cultura japonesas. Aqueles que não tiverem o domínio de japonês farão curso básico durante os seis primeiros meses de bolsa.

PUBLICIDADE

Aprovados receberão bolsa de 143 mil ienes por mês (R$ 3.617, de acordo com a cotação do banco central do Brasil do dia 13 de maio de 2015) durante o primeiro ano e serão isentos de taxas escolares. As passagens de ida e volta também serão custeadas pelo programa que pode ter duração de 1 ano e 6 meses ou de 2 anos.

A inscrição pode ser feita pelo site do consulado japonês até o dia 29 de maio ou, então, até o dia 26 de maio se a inscrição for feita pelo correio.