Mais que se dar bem com o chefe, estudantes querem mostrar potencial no estágio

Para os jovens profissionais, nessa fase, o principal desafio é aprender as novas atividades e se adaptar ao ambiente

SÃO PAULO – Como primeira porta de entrada para o mercado de trabalho, o estágio é o primeiro degrau profissional de um estudante. Por isso, não são poucas as preocupações que eles têm quando iniciam suas carreiras dessa forma. E, para eles, o principal desafio a ser enfrentado nessa fase profissional é mostrar o potencial que têm e aprender as atividades que devem exercer.

“Uma das maiores dificuldades do mercado é encontrar profissionais qualificados, seja porque eles não estão de fato qualificados, seja porque eles não conseguem mostrar o potencial que têm”, explica a gerente de Treinamento do Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios), Carmen Alonso.

Desafios
Enquete realizada pelo núcleo com mais de 7,4 mil estudantes mostra que o mais importante para 49% deles, quando conseguem um estágio, é mostrar seu potencial.

PUBLICIDADE

Aprender as novas atividades é considerado o principal desafio para 22% dos estudantes que participaram da enquete. “Eles sabem a importância de aprender as atividades e mostrar que podem fazer. Como eles entram muito jovens no mercado, eles têm a teoria, mas não a prática. E eles sabem disso”, explica Carmen.

De acordo com a especialista, os estudantes têm pressa em ascender profissionalmente e sabem que, para isso, precisam aprender a desenvolver bem suas atividades. Adequar-se ao novo ambiente é, para 15% dos estudantes, o principal desafio quando eles conseguem um estágio. Essa opção, segundo Carmen, está atrelada às outras duas mais citadas por eles.

Relações
Como mostra a enquete, os principais desafios nessa primeira fase profissional referem-se a atitudes e competências que cabem apenas aos estudantes. As dificuldades de se relacionar com colegas e com o líder no estágio não preocupam os jovens profissionais.

Ao contrário, apenas 7,43% dos estudantes que participaram da enquete afirmam que o principal desafio no estágio é lidar com a chefia, ao passo que 6,34% deles disseram que ter um bom relacionamento com os colegas será o grande desafio.

De acordo com Carmen, questões ligadas a relacionamento não preocupam os jovens por não serem considerados entraves para eles. “Hoje, os jovens estabelecem relacionamentos de maneira muito fácil, então, eles não priorizam isso, mas sim o desenvolvimento de competências e habilidades, consideradas por eles questões mais difíceis”, explica a gerente.

A vaga ideal
As atividades que os estudantes desenvolverão no estágio é o que mais chama a atenção deles na hora de buscar uma vaga. Segundo enquete do Nube, 63,82% dos estudantes consultados afirmaram que as atividades chamam mais sua atenção em uma vaga.

O valor da bolsa-auxílio ficou em segundo lugar, com 17% das respostas. A proximidade com sua casa e instituição de ensino é questão importante para 13,36% dos estudantes. O tamanho da empresa é levado em consideração por 5,82% deles.