Mais empresas pretendem contratar profissionais com MBA em 2012

Segundo estudo, 74% pretendem contratar este tipo de profissional em 2012; em 2011, a contratação aconteceu em 58% das empresas

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os profissionais com MBA estão em alta no mercado. Segundo revela pesquisa realizada pelo GMAC (Graduate Management Admission Council), mais empresas pretendem contratar profissionais com MBA em 2012.

De acordo com o estudo, que ouviu 216 companhias em todo o mundo, 74% pretendem contratar este tipo de profissional no ano que vem, sendo que 22% desejam aumentar o número de cargos disponíveis para estes profissionais.

Em 2011, 62% das empresas pretendiam contratar, sendo que 58% contrataram efetivamente. Abaixo as projeções para o próximo ano e o percentual de empresas que contrataram no ano passado.

Contratações
Profissionais Intenção em 2012  Efetuadas em 2011
Profissionais experientes89%79%
Bacharéis87%73%
MBA74%58%
Sem especialização em negócios70%53%
Mestrado59%38%
Mestrado em Gestão51%36%

Aprenda a investir na bolsa

Brasil
No Brasil, segundo explica o diretor regional de São Paulo da De Bernt Entschev Human Capital, Júlio Bonrruquer, a situação não é diferente e as empresas também devem contratar mais profissionais com MBA em 2012.

Segundo o especialista, contudo, por aqui, diferentemente do que acontece em outros mercados no mundo, a contratação de pessoas com MBA nem sempre indica que se trata de um profissional mais experiente, já que muitas escolas aceitam trabalhadores com pouco tempo de mercado.

Além disso, completa, a preferência por profissionais que tenham MBA acontece sobretudo quando se trata daqueles do mundo dos negócios, sendo que, para áreas mais técnicas e engenharias, há maior valorização de especializações, enquanto que o mestrado é mais valorizado nas ciências humanas e em algumas áreas das ciências biológicas.