RADAR INFOMONEY AO VIVO Império X, de Eike Batista, volta ao radar, com OSX subindo até 67% com fim da RJ; mas as ações têm futuro?

Império X, de Eike Batista, volta ao radar, com OSX subindo até 67% com fim da RJ; mas as ações têm futuro?

Pesquisa

Mais de 85% dos novos gerentes têm dificuldades em desenvolver pessoas

Apenas 14,5% dos gestores tiveram algum treinamento formal antes de assumir sua primeira gestão

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Um levantamento realizado pelas consultorias LAB SSJ, Clave e Etalen apontou quais são as principais dificuldades que os profissionais encontram aos ocupar pela primeira vez um cargo de gerente. Ao todo foram entrevistados 4 mil pessoas que trabalham em grandes empresas da indústria.

A principal dificuldade encontrada é “ter que desenvolver pessoas”. A resposta foi apontada por 86,6% dos respondentes. Os gerentes também disseram que têm dificuldades em “saber lidar com conflitos”. Pelos dados, esse é o desafio atual para gestores de todos os níveis. No entanto, sua relevância é mais marcante para gestores novatos (70,2%) do que para os gestores mais experientes (64,5%).

Para tentar solucionar problemas desses tipos, apenas 21,5% revelam ter feito algum curso. Em geral, para aperfeiçoar suas habilidades de gestão a maioria buscou apoio em seus líderes (78,6%).

Aprenda a investir na bolsa

Sem treinamento
O estudo indicou ainda que apenas 14,5% dos gestores tiveram algum treinamento formal antes de assumir sua primeira gestão. Para 40,9% a promoção ao cargo de gerencial se deve a indicação do gestor direto. Apenas 7,9% disseram qye foram mapeados e indicados no processo de sucessão formal da empresa.

Para o CEO do LAB SSJ, Alexandre Santille, ser bem-sucedido como gestor de primeira viagem requer uma grande mudança de identidade para a qual a maioria dos profissionais não está realmente preparada.

“Novos gestores podem até reconhecer essa transição intelectualmente, mas raramente compreendem, de fato, suas responsabilidades ao assumir o novo papel”, explica.