Sala de aula

Mais de 70% das universidades oferecem disciplinas de empreendedorismo

Pesquisa da Endeavor mostra que 63% das instituições de ensino superior tem curso de criação de empresas

SÃO PAULO – Diante da aposta que de que a maioria dos estudantes universitários brasileiros pensam em abrir seu próprio negócio, 76,1% das faculdades já oferecem cursos de graduação com disciplinas relacionadas ao empreendedorismo, sendo que a média mundial é de 24,8%.

Segundo dados são da Pesquisa Empreendedorismo em Universidades Brasileiras, realizada pelo Endeavor, apenas 4,3% não oferecem atividades ligadas a esta área. Cursos com iniciação ao empreendedorismo são oferecidos por 69,6% das faculdades e 63% tem o curso de criação de empresas.

Atividades
A pesquisa mostra que 89,1% das instituições de ensino superior recebem palestrantes convidados a falar sobre empreendedorismo, a média mundial é de 71,4%. Por sua vez, 43,5% das universidades promovem visitas e excursões focadas em empreendedorismo e pequenos negócios.

PUBLICIDADE

Confiança
Dos entrevistados, 39,7% já cursaram uma disciplina ligada a empreendedorismo. A proporção de alunos que estudaram essa matéria é superior em 10% para aqueles que não cursaram.

Apenas 34,8% das universidades brasileiras recebem recursos externos, contra 71,1% das instituições ao redor do mundo. Apenas 4,3% das instituições recebem fundos para contratação de professores doutores e pesquisadores, no mundo esse número é de 15,8%.