Minas Gerais

Mais de 63% dos empresários pretendem contratar temporários para o Natal

A pesquisa revela que essas contratações deverão acontecem em outubro e em novembro, para 52% e 41% dos empresários, respectivamente

SÃO PAULO – Faltando apenas três meses para o Natal, melhor data de vendas para o comércio varejista, os comerciantes mineiros se mostraram confiantes. Segundo a Fecomércio Minas, a contratação de temporários é característica neste momento, mais de 63% dos empresários pretendem contratar esses profissionais e quase 74% deles esperam aumento nas vendas em relação ao Natal anterior.

A pesquisa revela que essas contratações deverão acontecem em outubro e em novembro, para 52% e 41% dos empresários, respectivamente. Para 36,5% que não irão contratar trabalhadores por tempo limitado, os principais motivos são a falta de movimento esperado, 29,9%, e falta de necessidade de contratação, 25,2%. Além disso, muitos empresários afirmaram que já estão com a equipe formada e não precisarão contratar mais trabalhadores.

Perfil
Os dados do estudo também mostram que a maioria dos contratados serão os vendedores, com mais que a metade da demanda, seguidos pelos operadores de caixa, 20,1%, e estoquistas, 9,9%.

PUBLICIDADE

Entre os trabalhadores mais procurados para as contratações são os capacitados, com cursos ou similares, para 34,4%, profissionais com qualquer escolaridade, mas que tenham experiência, para 27,3% dos comerciantes, e os trabalhadores sem escolaridade e sem experiência, com 16,4%.

Para realizar essa seleção, a maioria das empresas possui setor especializado em RH (Recursos Humanos) ou o próprio proprietário ou gerente serão responsáveis pela contratação.