Mais de 50% dos universitários se sentem preparados para o mercado

Por outro lado, 28% dos jovens acreditam que sua instituição de ensino não estão preocuparas em preparar alunos para o mundo corporativo

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Um estudo realizado com mais de 300 estudantes universitários brasileiros mostra que mais da metade já se sente preparada para começar a estagiar. Desses número, 36% afirmaram que dentro da sua grade curricular estão incluídas aulas com foco em carreira e na sua área de atuação e 19% acreditam estar preparados graças a atividades extracurriculares como palestras, cursos e seminários promovidos pela instituição.

Por outro lado, 28% dos jovens entrevistados acreditam que sua instituição de ensino não os preparam para o ambiente profissional e 17% dizem que seu curso é totalmente voltado para a área acadêmica.

Para o diretor-geral da Trabalhando.com, Caio Infante, os números mostram que as instituições brasileiras de ensino estão cada vez mais preocupadas em preparar seus alunos para o mercado de trabalho, mas isso, porém, ainda não é suficiente.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

“Quando realizamos processos seletivos para estágio ou trainee observamos que muitos candidatos não têm, por exemplo, conhecimento da rotina de um escritório. Mas isso está mudando. Muitas instituições de ensino estão incluindo em sua grade curricular disciplinas que abordam temas relacionados a comportamento, networking, liderança, entre outros, fundamentais para lidar melhor com o ambiente corporativo”, explica.

Preparado para o mundo corporativo?
Para estudantes que ainda não se sentem preparados para enfrentar a rotina de trabalho e querem estar prontos para ingressar no mercado, Infante sugere que participem de grupos de discussão on-line ou presenciais que tratem de temas ligados à carreira e aproveitem todas as atividades extracurriculares que sua instituição oferece como “empresa júnior”, laboratórios e atendimento à comunidade, entre outras.

Ainda, uma boa opção é atuar como voluntário em alguma ONG ou órgão público. “Essa ação além de trazer experiência pessoal incrementará o currículo”, ressalta o executivo. Por último, conversar com profissionais que já têm experiência, poderá ajudar a entender melhor como se comportar no trabalho e como será sua rotina.