Mais de 43% dos brasileiros levam até 30 minutos para chegar ao trabalho

Pesquisa revela ainda que outros 27% precisam de mais de meia hora para fazer o percurso rotineiro

SÃO PAULO – De casa até o local de trabalho ou à escola, 43% dos brasileiros levam em média 30 minutos, considerando a ida, volta e o tempo de espera do meio de transporte. É o que revela um levantamento realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

Outros 27% precisam de mais de meia hora para fazer o percurso rotineiro e 24% levam mais de uma hora por dia. A pesquisa revelou ainda que 15% gastam entre 1h e 2h, 5% entre 2h e 3h e 2% entre 3h e 4h. Apenas 2% levam 4 horas e 6% não sabem.

Tamanho do município
O tamanho da cidade influencia no tempo de percurso. Quanto maior o tamanho do município, maior o tempo de locomoção. Nos municípios com até 20 mil habitantes, apenas 12% da população gasta mais de 1 hora. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, esse percentual sobe para 32%.

PUBLICIDADE

Outro fator que influencia é a renda dos profissionais. Segundo a pesquisa, quanto maior a renda, mais tempo se gasta, o que sugere que estas pessoas moram mais afastadas do local de trabalho ou estudo. Entre as pessoas com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos, 31% gastam mais de uma hora para ir de casa para o trabalho. O número sobe para 37% entre os indivíduos com renda superior a dez salários mínimos.

Em relação ao meio de transporte, 54% dos entrevistados consideram o transporte que utilizam rápido. Esse percentual sobe para 87% entre os usuários de motocicleta e cai para 33% entre os que utilizam o ônibus. Para 37% da população, mostra a pesquisa, o tempo de locomoção é o principal fator para a escolha do meio de transporte.

Sobre o estudo
A pesquisa CNI-Ibope avalia trimestralmente a opinião pública no que diz respeito à administração federal e a temas de interesse da sociedade. Foram 2.002 entrevistados em 141 municípios, sendo que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.