Mais de 17 milhões de jovens estão desempregados no G20

Relatório da Organização Internacional do Trabalho mostra que no Brasil as taxas de desemprego entre jovens está ente 15% e 18%

Edilaine Felix

Publicidade

SÃO PAULO – O número de jovens desempregados nos países do G20 soma 17,7 milhões, que representa 16% do total, segundo dados da OIT (Organização Internacional do Trabalho).

O relatório foi apresentado durante a reunião do Grupo de Trabalho sobre o Emprego do G20 na terça-feira em Genebra. O levantamento mostra ainda que durante os últimos 12 meses, a taxa de desemprego juvenil aumentou em 10 países, enquanto a taxa de emprego diminuiu.

O diretor geral da OIT, Guy Ryder, durante apresentação pediu aos participantes que fossem realistas, pois “as perspectivas no mercado laboral não são nada brilhantes”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Estagiar
O grupo de trabalho pretende promover e fortalecer o sistema de estágio nesses países, visto como o meio de transição entre os estudos e a chegada ao mercado de trabalho.

Segundo o estudo, na Alemanha metade dos jovens entre 16 e 24 anos estão em programas de estágio, enquanto em outros país os níveis são menores que 20%.

Desemprego
A taxa de desempregos entre jovens na Alemanha, Japão, Coreia e México está entre 8% e 11%. Na França, Indonésia e Reino Unido a taxa está entre 21% e 23%, e na Itália, Espanha e África do Sul a porcentagem fica entre 35% e 52%.

Continua depois da publicidade

No Brasil, assim como na Argentina, Canadá e Estados Unidos, as taxas de desemprego entre jovens está ente 15% e 18%.