Mais de 110 mil estudantes já se cadastraram no Fies; prazo termina dia 31

Serão abertas 100 mil vagas para os estudantes em 2005; beneficiários do ProUni não participam desta seleção

SÃO PAULO – O número de candidatos inscritos no Programa de Financiamento Estudantil – Fies em 2005, já supera o total de vagas oferecidas.

De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, até a última segunda-feira (24), 110.264 estudantes já haviam efetuado a inscrição para as 100 mil vagas que serão oferecidas neste ano, a maior oferta desde a criação do Fies, em 1999.

Com isso, um total de 412.197 estudantes será beneficiado com a aplicação total de recursos no valor de R$ 3,7 bilhões.

PUBLICIDADE

Os bolsistas do Programa Universidade para Todos (Prouni), que já foram contemplados em agosto, não entram no cálculo das novas vagas.

Vale lembrar que as inscrições para os interessados em conseguir uma bolsa do Fies para financiar os estudos termina em 31 de outubro.

Como funciona

O financiamento das mensalidades agora está limitado a 50% do valor devido pelo aluno. Antes era possível financiar até 70%. Outra mudança se refere ao desempenho do aluno durante o ano letivo concluído, que contará pontos para sua classificação no programa.

No que se refere à evolução da dívida, é importante saber que os juros praticados são de 9,0% ao ano. Cabe ao estudante ainda o pagamento trimestral de uma taxa de R$ 50,00 para a Caixa.

O bolsista só pagará pelo financiamento do seu curso após a formatura, sendo que a amortização da dívida pode ser feita em prazo idêntico ao de duração do curso, mais 50%. Por exemplo: se o curso for de quatro anos, a quitação do débito será feita no prazo de seis anos.

Onde fazer a inscrição

Para concorrer a uma das vagas oferecidas, o candidato deve preencher uma ficha de inscrição, disponível no site da Caixa Econômica, e entregá-la impressa em duas vias na instituição de ensino onde estuda até o final do mês.

Para aqueles que não têm acesso à internet, o MEC, por meio de uma portaria, orienta que as instituições disponibilizem um canal eletrônico para que os candidatos possam efetuar suas inscrições.

Vale lembrar que no dia 1º de novembro será divulgada a relação dos alunos inscritos. Já a lista dos selecionados será anunciada em 21 de novembro.

Quem tem preferência

Os estudantes que terão preferência na concessão da bolsa são aqueles que atenderem aos seguintes requisitos: cursaram o ensino médio completo em escolas da rede pública, não têm curso superior completo, não possuem residência própria e mais de um membro da família estuda sem bolsa de estudo em instituição privada.