Mais de 1 milhão de trabalhadores não sacaram o Abono Salarial

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, o prazo final para o saque é 28 de junho de 2013

Luiza Belloni Veronesi

Publicidade

SÃO PAULO – Cerca de um milhão de trabalhadores ainda não sacaram o benefício do abono salarial PIS/PASEP, segundo informações do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Para o exercício 2012/2013, mais de 20 milhões de pessoas foram identificadas com direito a receber o benefício, cujo prazo final para o saque é 28 de junho de 2013. Caso o trabalhador perca o prazo, o dinheiro extra, no valor de R$ 678,volta aos cofres do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).

Para o ministro Manoel Dias, o benefício do Abono Salarial  é “como uma importante fonte de distribuição de renda, que atende principalmente aqueles trabalhadores menos favorecidos”.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

Segundo o MTE, o total de recursos já pagos soma R$ 12 bilhões e a taxa de cobertura até o início deste mês é de 94,4%. A região Nordeste foi a que conseguiu alcançar o maior número de trabalhadores, 4.364.775 dos 4.533.023 que tem direito ao benefício, uma taxa de cobertura de 96, 29%.

Quem pode receber?
Têm direito ao benefício os trabalhadores que tiveram os dados informados na RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) e que estão cadastrados no PIS/PASEP (Programa de Integração Social/Programa de Formação do patrimônio do Servidor Público) há pelo menos cinco anos, tenha trabalhado com carteira assinada ou nomeado efetivamente em cargo público, durante pelo menos 30 dias no ano-base para empregados contribuintes do PIS/PASEP, além de ter recebido, em média, até dois salários mínimos de remuneração mensal durante o período trabalhado.

Vale lembrar, que os trabalhadores inscritos no PIS recebem o abono nas agências da Caixa Econômica Federal, enquanto que os inscritos no PASEP recebem no Banco do Brasil. Já aqueles que possuem o Cartão Cidadão, com senha cadastrada, podem fazer o saque em casas lotéricas, caixa de auto-atendimento e postos do Caixa Aqui.

Continua depois da publicidade

Para retirar o dinheiro é preciso apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no PIS ou no PASEP.