Pesquisa

Maioria pretende usar 13º salário para pagar dívida

Entre as dívidas que devem ser pagas 41% disseram que são dívidas do cartão de crédito

arrow_forwardMais sobre
Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Os brasileiros aproveitaram o 13º salário para pagar dívidas. É o que revela uma pesquisa da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade) divulgada nesta segunda-feira (11).

Pelos dados, 62% dos consumidores devem utilizar o benefício para pagar dívidas já contraídas. No ano passado, o indicador era de 61%, o que representa uma alta de 1,64%.

Entre as dívidas que devem ser pagas 41% disseram que são dívidas do cartão de crédito, 36% do cheque especial, 9% do financiamento bancário (bancos e financeiras) em atraso, 6% prestações do comércio em atraso e 2% diversas dívidas (escola, telefonia, entre outros). Outros 6% afirmaram que regularizarão o nome que está negativado.

Aprenda a investir na bolsa

Além das dívidas
Entre aqueles que usarão o 13º salário para outras finalidades, 14% declararam que uma parte será destinada a compras de presentes, 12% pretendem poupar para as despesas do começo do ano, como IPTU, IPVA, material escolar, 4% vão poupar o que sobrar e 2% pretendem utilizar parte do 13º salário para compra e reforma das residências.

Outros 6% receberam parte ou todo o 13º salário ao longo do ano ou fizeram empréstimos de antecipação.