Maioria está satisfeita com emprego, mas 45% já pensaram em ser autônomos

Dados da CNT/Sensus revelaram que 52,5% estão contentes com o trabalho, ante 9,6% dos que estão insatisfeitos

Aprenda a investir na bolsa

SÃO PAULO – Reclamações à parte, o fato é que a maioria dos brasileiros está satisfeita com o seu trabalho. Pelo menos é o que aponta a pesquisa CNT/Sensus, realizada com 2 mil pessoas.

De acordo com os dados referentes ao mês de maio deste ano e divulgados na segunda-feira (17), 52,5% dos brasileiros estão satisfeitos com o trabalho, proporção praticamente igual à registrada em janeiro, quando o contentamento com o emprego atingia 52,2% dos entrevistados.

O grupo dos insatisfeitos registrou queda, ao passar de uma representatividade de 12,6% para 9,6% da população brasileira. O restante, ou 36,7% do total, declarou que não trabalha.

Aprenda a investir na bolsa

Trabalhar por conta própria
A pesquisa ainda revelou que, apesar de a maioria estar satisfeita com o trabalho, 45% dos brasileiros já pensaram em ser autônomos. Em janeiro deste ano, a proporção era maior, de 48,9%.

Aqueles que nunca pensaram em trabalhar por conta própria – o que significa não ter chefe, mas também ter as responsabilidades de manter um negócio – somaram 21,4% em maio, proporção praticamente igual à registrada em janeiro, de 21,7%.

Os que já trabalham por conta própria registraram o maior aumento no período, ao passar de 27,9% em janeiro deste ano para 32,7% em maio.

Para conseguir o emprego…
Ainda em relação à carreira, boa formação profissional foi o principal item apontado para conseguir um emprego, na opinião dos brasileiros, com 47,2% das respostas, seguido de ter estudo, ser indicado por alguém ou ter boa aparência, conforme mostra a tabela abaixo:

Mais importante para conseguir emprego
RespostaJaneiro de 2010Maio de 2010
Boa formação profissional50%47,2%
Ter estudo26,9%29,4%
Ser indicado por alguém15%15%
Boa aparência7,5%7,6%
Não sabe/Não respondeu0,7%0,9%